Como resolver o Lucro reduzido na sua empresa?


O que é lucro reduzido?


O lucro reduzido é caracterizado como um lucro abaixo do esperado, mas que ainda é considerado suficiente para que a empresa se mantenha em funcionamento, o fato de não se ter prejuízos pode ser perigoso, visto que os responsáveis não veem a necessidade de rever as contas o que pode acarretar em uma perda muito maior.

A Empresa consegue pagar todas as suas contas e a companhia não entra no vermelho, mas também não sai do lugar, não gera recursos para seu crescimento, e acaba perdendo oportunidades de competir no mercado por ter lucro reduzido.

Quais as possíveis causas de lucro reduzido na minha empresa?


Altas Despesas

Custos elevados são uma das maiores causa de lucro reduzido em uma empresa, podem ser coisas simples como uma aquisição de equipamento desnecessário no momento, que em um pensamento de gerar mais lucro, pode ser prejudicial. As vezes os resultados positivos podem “subir para a cabeça” do empresário que acaba investindo em algo que não é importante para o momento da empresa, um investimento que pode esperar acaba por gerar mais despesas que lucros. Uma forma de evitar esse tipo de situação é elaborar um planejamento para redução de custos.


Conheça o CosmosERP sistema de gestão empresarial, o Melhor Sistema de Web para Indústrias, Comércio e Serviços. Preencha o formulário que logo entraremos em contato!


Preços abaixo do mercado

A redução de preços pode ser considerada uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, e pode gerar muitas vendas. Para isso é necessário um Lucro acima do esperado, para que supra todas as necessidades da empresa e não a deixe no vermelho. É preciso ter cautela na hora de precificar seus produtos.

Baixo volume das vendas: no setor de vendas é onde ocorre a geração de receita da empresa, então é necessário ficar sempre de olho no volume das vendas. Se suas vendas estão baixas, investigue o motivo do problema e descubra a melhor forma de solucioná-lo.


Falta de um controle de caixa eficiente

Saber gerenciar o fluxo de caixa é tão importante quanto a rentabilidade do seu negócio e alguns empreendedores acabam fazendo péssimas escolhas o que acaba comprometendo uma boa avaliação e, assim, seu correto gerenciamento.

Fluxo de caixa refere-se à movimentação de dinheiro do período anterior da empresa, enquanto o orçamento é a futura movimentação de dinheiro da empresa. Há grande importância no fechamento do caixa, pois se o caixa fechar negativo, a empresa está gastando mais que recebendo, oque pode acarretar em prejuízo a longo prazo.

Falha na gestão de estoque

Manter o controle de estoque em dia é extremamente importante para uma empresa que quer se manter ou melhorar sua posição no mercado. Realizar o controle adequado de entradas e saídas do seu estoque é o mais indicado, visto que isso ajuda a saber se você esta conseguindo atender a sua demanda de forma correta, se a sua empresa está realizando gastos desnecessários, e você consegue visualizar melhor o lucro liquido apurado ao final do período. Saiba mais sobre como controlar seu estoque de maneira eficiente aqui.

Como resolver o problema do lucro reduzido?

  1. Identificar quais são as causas do problema, por exemplo se o motivo é baixas vendas, preços dos produtos, etc.

  2. Analisar o resultados das vendas, se o volume de vendas está atingindo as metas.

  3. Investir em fidelização, pois ter clientes fidelizados é uma forma de manter sua margem de lucro saudável.

  4. Analisar os custos e as despesas geradas, diferenciá-las e separa-las por setor.

  5. Otimizar os processos da empresa, rever como melhorar suas atividades. Você pode saber mais disso aqui Padronização de processos: o que é, benefícios e como montar o seu!

Outro Conteúdo relacionado que pode ser do seu interesse:

#crmtech #cosmoserp #lucroreduzido #gestãoempresarial

Destaques
Mais recentes
Arquivos por data
Tags
Nenhum tag.

A 25 anos atuando na área 
de tecnologia, desenvolvemos o CosmosERP sistema de gestão empresarial fácil de utilizar com resultados avançados.

Seja nosso Parceiro

Fale Conosco

(41) 3079-3037

Email

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • YouTube

Nosso Endereço