top of page

O que é preciso para emitir Nota Fiscal?(Passo a Passo)


O que é preciso para emitir Nota Fiscal?(Passo a Passo)

A Emissão de Nota Fiscal é uma das atividades mais importantes para manter a sua empresa sempre em dia e regularizada, e garante a comprova das vendas de produtos ou serviços feitas pela sua empresa.

Emitir nota fiscal eletrônica é uma das principais rotinas de toda empresa, e seu objetivo principal é registrar todo o processo de venda e descrever as informações essenciais para você e o seu consumidor, como tipo de produto / serviço, impostos, valores, etc.


1. Qual nota emitir?


O primeiro passo para emitir nota fiscal eletrônica é identificar qual tipo de nota fiscal é adequada para as atividades da sua empresa. Por exemplo:

  • NF-e é para produtos;

  • NFS-e para serviços;

  • NFC-e para vendas diretas ao consumidor.


2. Realizar o Cadastro no governo


Após isso, é necessário realizar o cadastro da sua empresa na Sefaz do seu estado ou município, e é um processo que pode variar dependendo das leis de cada local.

Se a sua empresa possui mais de uma unidade deve-se realizar o cadastro na Sefaz de cada uma das localidades onde ela está inserida. ‍‍Para emitir toda nota fiscal eletrônica, você precisa estar credenciado nos órgãos competentes da sua cidade e/ou estado.

· Para emitir a NF-e: deverá realizar o cadastro na SEFAZ (Secretaria da Fazenda do Estado).

· Já para emitir a NFS-e: deverá fazer o cadastro na Prefeitura do município em que sua empresa está localizada.

Mas como a legislação pode variar em cada cidade e estado, o mais indicado seria você consultar um contador de confiança, para entender quais são os procedimentos necessários.


Conheça o CosmosERP Sistema de Gestão Empresarial, o Melhor Sistema de Web para Indústrias, Comércio e Serviços. Preencha o formulário que logo entraremos em contato!


3. Adquira um software para emitir suas notas fiscais


Para emitir as suas Notas fiscais com segurança, é preciso contratar um software para emitir as notas, pode ser um software comum ou um ERP.. Conheça as funcionalidades dessas duas opções e defina qual é a melhor para a sua empresa.‍‍

Para emitir nota fiscal eletrônica passo a passo (conforme iremos descrever aqui), você vai precisar do software de Gestão Empresarial CosmosERP.




Conforme imagem abaixo, acesse Negócios -> Vendas -> Pedidos:


Selecione a empresa e o Pedido a ser faturado e Clique em faturar.




Escolha a serie da nota e clique em confirmar faturamento:


Pronto, sua nota já está ativa e autorizada!

Após a sua nota estar Ativa, Você consegue emitir o XML da nota, enviar por email ou transforma-la em PDF!

Quer saber mais sobre os benefícios do CosmosERP¿ acesse: www.cosmoserp.com.br


4. Adquirir um certificado digital


Para que a NF-e tenha validade, é necessário que a empresa possua um certificado digital vinculado ao seu CNPJ, que vale como uma “assinatura digital” da sua empresa e permite que você acesse os sistemas do governo e tenha a garantia da autenticidade das transações.

Você pode adquirir seu certificado digital junto às Autoridades Certificadoras credenciadas pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), como o Banco Caixa, RF, Serasa e SERPRO.


댓글


Destaques
Mais recentes
Arquivos por data
Tags
whatsapp CosmosERP
bottom of page