Contas a Pagar e a Receber: Entenda as diferenças e aprenda a fazer o controle com eficiência



Oque elas são?


As contas a pagar e a receber medem a saúde financeira da empresa, são elas que definem se a empresa está no caminho certo. Uma forma simples de entender seria:


  • Contas a pagar são as obrigações financeiras da empresa com seus funcionários e Fornecedores, por exemplo salários, impostos, manutenções, entre outros.

  • Contas a Receber é todo dinheiro que entra na empresa através do setor de vendas. São as entradas e as baixas das vendas da sua empresa. Por exemplo promissórias e títulos de crédito.


O Valor das contas a receber devem sempre ser maior que o contas a pagar, para manter o equilíbrio financeiro na saúde da empresa e evitar dividas desnecessárias ou problemas no futuro da empresa. Como controlar as contas a pagar e receber com eficiência?

Registre todas as movimentações financeiras da empresa


Controle todo o dinheiro que entra e sai da empresa, seja por meio de anotações, planilhas, sistemas de gestão. Uma vez que todos as movimentações do seu caixa estão controladas, dificilmente você irá se endividar caso tenham alguns imprevistos. Assim a gestão financeira da sua empresa estará segura e saudável.


Conheça o CosmosERP Sistema de Gestão Empresarial, o Melhor Sistema Web para Indústrias, Comércio e Serviços. E participe da nossa Newsletter recebendo sempre nossas atualizações sobre gestão empresarial.


Não gaste mais do que sua empresa ganha


Entender a sua verba e as necessidades da sua empresa é vital, coloque na balança tudo que sua empresa precisa e marque por necessidade, use o dinheiro disponível com inteligência, para nunca ficar no vermelho.


Gastar menos do que se ganha é uma regra básica das finanças empresarias, empresas que gastam mais só consegue uma coisa: dívidas e mais dívidas, o que pode acabar se tornando uma bola de neve.

Controle as Inadimplências


Mantenha um controle rigoroso de todas as dividas de clientes com a sua empresa e realize uma cobrança recorrente, mas de uma forma amigável.


Você também pode estimular o pagamento antecipado, ofereça descontos para pagamentos até a data de vencimento, uma vez que os clientes são estimulados a comprar da sua empresa e pagando as contas em dia conseguem descontos na aquisição dos produtos.


Controle o seu estoque


Manter o controle de estoque em dia é extremamente importante para uma empresa que quer se manter ou melhorar sua posição no mercado. Realizar o controle adequado de entradas e saídas do seu estoque é o mais indicado, visto que isso ajuda a saber se você está conseguindo atender a sua demanda de forma correta, se a sua empresa está realizando gastos desnecessários, e você consegue visualizar melhor o lucro líquido apurado ao final do período.


O mais indicado seria adquirir um sistema de gestão empresarial, para realizar o gerenciamento do seu estoque com alta capacidade, além de módulos integrados de Controle de Vendas, Compras, Produção, entre outros. Entenda mais sobre como controlar seu estoque de maneira eficiente Aqui.


Centro de Custos


O centro de custo é por exemplo separar uma empresa em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidade financeira. Separando os custos por setor você consegue visualizar para onde vai maior parte do seu orçamento e como ele poderá ser otimizado nas atividades.


Mas não se engane! Existem muitos riscos em sair diminuindo os custos sem o utilizar critérios, a melhor diminuição de custos é a espontânea de maneira gradativa.


Outro Conteúdo que pode ser do seu interesse:


#crmtech #contasapagar #contasareceber #financeiro #custos #lucro #movimentaçãofinanceira

Destaques
Mais recentes
Arquivos por data
Tags
Nenhum tag.

A 25 anos atuando na área 
de tecnologia, desenvolvemos o CosmosERP sistema de gestão empresarial fácil de utilizar com resultados avançados.

Seja nosso Parceiro

Fale Conosco

(41) 3079-3037

Email

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • YouTube

Nosso Endereço