Buscar
  • Andriely Conerado

Como controlar seu estoque de maneira eficiente

Atualizado: há 6 dias



Manter o controle de estoque em dia é extremamente importante para uma empresa que quer se manter ou melhorar sua posição no mercado. Realizar o controle adequado de entradas e saídas do seu estoque é o mais indicado, visto que isso ajuda a saber se você esta conseguindo atender a sua demanda de forma correta, se a sua empresa está realizando gastos desnecessários, e você consegue visualizar melhor o lucro liquido apurado ao final do período.


Outros pontos positivos que podemos considerar é a melhoria nas vendas, pois uma vez que se tem o estoque sob controle e sem gastos desnecessários, pode-se melhorar o valor de venda dos produtos. Os gastos com manutenção podem diminuir e a produtividade aumentar, pois com tudo sendo contabilizado, as perdas são consideravelmente menores ou nulas.


Com isso, nos separamos as melhores dicas para você manter o seu controle de estoque em dia e evitar falhas que podem ser prejudiciais para a sua empresa:


1. Planeje suas compras de acordo com a sua demanda, assim você evita gastar com itens desnecessários e que ficarão guardados no seu estoque, ocupando espaço e gerando despesas.

2. Analise bem os seus fornecedores, pois assim, você evita dores de cabeça com produtos de baixa qualidade e também, consegue analisar os melhores preços e maximizar ainda mais os seus lucros.

3. Considere o prazo de entrada de mercadorias do fornecedor, assim você consegue se planejar e entregar os itens na data correta pra seus clientes e evita reclamações/problemas desnecessários.

4. Cadastre todos os produtos no seu banco de dados, pois isso evita o desperdício de produtos e consegue entender oque sai mais e oque sai menos. Se não possui um, construa um controle em excel ou contrate uma ferramenta ERP para um controle mais eficaz.

5. Atente-se aos indicadores de desempenho, pois são eles que dizem se a sua empresa está seguindo na direção correta, e não desanime com resultados baixos. Realize quantas alterações forem necessárias até atingir o planejamento adequado.

Conheça o CosmosERP sistema de gestão empresarial, o Melhor Sistema de Web para Indústrias, Comércio e Serviços. Preencha o formulário que logo entraremos em contato!


6. Todos os setores são interdependentes, sendo assim todos devem ter conhecimento no estoque, pois sem o estoque não há vendas, e sem vendas não há empresa.


7. Realize a curva ABC na sua empresa (gráfico que ajuda a ter uma melhor visibilidade do estoque), assim você vai saber quais os itens de maior importância na sua empresa e focar nos mesmos.


Com essas dicas simples você pequeno empresário, consegue gerenciar o seu estoque, evitando gastos desnecessários e melhorando os seus resultados financeiros.


Mas se você já passou dessa fase e necessita de uma ferramenta mais completa, para realizar o gerenciamento do seu estoque nos temos a solução: o CosmosERP é uma ferramenta de gestão empresarial com alta capacidade de gerenciamento de estoques, além de muitos outros módulos como Controle de Vendas, Compras, Produção, Ordens de Serviços e muito mais!


Outro conteúdo que pode ser do seu interesse:

#gestão #assistenciatecnica #cosmoserp #erp #gestãoempresarial

33 visualizações

A 25 anos atuando na área 
de tecnologia, desenvolvemos o CosmosERP sistema de gestão empresarial fácil de utilizar com resultados avançados.

Seja nosso Parceiro

Fale Conosco

(41) 3079-3037

Email

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • YouTube

Nosso Endereço