top of page

Planejamento Financeiro Pessoal: como fazer o meu?


planejamento financeiro pessoal

O Crescimento pessoal se inicia através de um bom planejamento financeiro, isso é, saber quanto se gasta e quando se ganha, além de ter boas linhas para investimento. O principal ponto para você começar a realizar seu planejamento é se conscientizar. BINGO! Aqui estamos, você procurou saber, esse é o primeiro passo.


Nunca é tarde para deixar sua vida financeira no verde, porém é necessário sempre cuidar com o que se gasta e o que se tem, se planejar e acima de tudo POUPAR.


E aqui estão alguns dos motivos para os quais devemos poupar:


  • Prevenir sustos: Ter uma reserva para emergências é uma mão na roda naqueles momentos em que você precisa resolver uma situação inesperada.

  • Transformar sonhos em conquistas: Poupando um pouco para o seu sonho todo mês, ele ficará cada dia mais perto.

  • Fazer escolhas melhores: Ter dinheiro guardado possibilita condições diferenciadas nas negociações de preço.

  • Organize suas contas pessoais: Organização é algo primordial para quem pretende desenvolver o controle financeiro e também é uma das exigências básicas para um bom planejamento financeiro pessoal.

  • Aprenda a lidar com o dinheiro: o foco é formar pessoas que vão valorizar não o dinheiro em si, mas sua importância para construção de liberdade e qualidade de vida.


E você, gostaria de guardar dinheiro para fazer o quê?


Como começar? Defina seus sonhos e objetivos, diferencie-os através dos prazos que deseja os obter:

(-) Despesas = (+) Sonhos


Sonhos (+) Caros = (+) Tempo



Não adianta gastar e não saber para aonde foi o dinheiro, certo?


Mantenha o equilíbrio, pois um controle financeiro pessoal simples pode ser suficiente para garantir ótimos resultados, e ele pode ser feito inclusive usando uma caderneta, ou uma planilha, na qual os valores de receitas e despesas são inseridos.


Obs. Evite itens na sua planilha que são nomeados como “Outros” e “Diversos”, pois, para o planejamento funcionar, os detalhes são fundamentais.


Como investir meu dinheiro poupado?


Para fugir de prejuízos e fazer escolhas mais assertivas ao se definir por uma aplicação financeira, é importante manter em mente que você precisa encontrar opções que se adequem ao seu perfil de investidor.


Conheça o CosmosERP sistema de gestão empresarial, o Melhor Sistema de Web para Indústrias, Comércio e Serviços. Preencha o formulário que logo entraremos em contato!

Seja estratégico em suas escolhas, sempre levando em consideração o montante que pretende investir, o período que você está disposto a esperar para colher os lucros e os objetivos definidos para esse dinheiro.


Quais os tipos de Investimento?


Poupança: A poupança é, o investimento mais antigo e conhecido dos brasileiros. Por conta disso, ainda hoje ela ocupa o primeiro lugar na preferência dos investidores, por ser uma aplicação de baixo risco, regida por regras definidas pelo governo.


Certificados de Depósito Bancário – CDB: É um título de crédito emitido pelos bancos. Funciona como se você emprestasse dinheiro a um banco, e depois de um período, recebesse o valor de volta, acrescido de juros. Esses títulos também têm uma data de vencimento, que deve ser honrada para garantir a remuneração combinada.


Tesouro Direto: É popularmente conhecido como Títulos Públicos e fazem parte de um programa de investimento criado pela Secretaria do Tesouro Nacional, para custear gastos públicos, Basicamente, é como se você estivesse emprestando dinheiro, mas, nesse caso, para o Governo federal. Em troca, depois de um período, recebe o dinheiro de volta, corrigido ao longo do tempo do empréstimo. Ou seja, você se torna credor do governo.


Fundos de Renda Fixa: Algumas aplicações só estão disponíveis para investidores com alta renda ou grandes recursos para investir, ou seja, são inacessíveis ao investidor comum. Por meio dos fundos, é possível reunir recursos suficientes para acessar esse tipo de investimento, com maior rentabilidade e poder de barganha junto aos emissores dos títulos.


Fundos de Renda Variável ou Multimercado: Os fundos de renda variável ou fundos multimercado funcionam como os fundos de renda fixa, porém investem os recursos captados em produtos mais arriscados, buscando obter maiores retornos.


Ações: Quando você compra uma ação, adquire uma pequena parte de uma empresa, tornando-se seu acionista. É uma forma de investir em empresas nas quais você acredita, que têm potencial de crescimento e grandes projetos de desenvolvimento para o país, sem ter que assumir todos os riscos de empreender por conta própria.


aumente suas vendas em três passos
Destaques
Mais recentes
Arquivos por data
Tags
whatsapp CosmosERP
bottom of page