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Qual o Impacto da Tecnologia nas Empresas Prestadoras de Serviços?


A tecnologia faz parte do dia-a-dia de muitas empresas e se encontra em alta no pais. Dados de 2019 da empresa Empresômetro indicam que nos últimos 10 anos esse setor cresceu mais de 100%, um marco incrível para o país.


Em 2018, o setor de serviços foi responsável por 75,8% do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo alguns dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018, Houve uma alta no setor de 1,3%, o que representa o melhor desempenho entre as categorias que compõe esse importante indicativo.

A tecnologia e o setor de serviços são extremamente importantes para a nossa economia, e usados como aliados tendem a crescer e impactar em diversos negócios. Isso significa que investir em tecnologias tem se tornado cada vez mais essencial para os prestadores de serviços. Pensando nisso, neste post separamos quais as melhorias estão sendo promovidas pela tecnologia no setor de serviços e seus benefícios, para vocês nossos leitores entenderem um pouco mais sobre esse assunto.


Quais as melhorias alcançadas pela tecnologia no setor de serviços?


Otimização do atendimento


Há diversas melhorias que as novas tecnologias podem trazer para o relacionamento com seus clientes mas o principal são serviços mais eficientes no atendimento ao cliente, eles ajudam a entender as necessidades reais dos clientes e como resolve-los.


Existem diversas soluções que podem conectar seus meios de comunicação com os seus clientes, seja para ajudar no suporte quanto para gerenciar seus processos internamente, assim as interações virtuais ganham mais espaço, reduzindo o tempo que seria perdido utilizando meios comerciais.


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Aumento da mobilidade


Oferecer serviços em nuvem pode aumentar a mobilidade das suas atividades, utilizar o armazenamento em nuvem poupa espaço no seu sistema interno e facilita acessar suas informações de qualquer lugar com acesso a internet. Saiba mais sobre o Armazenamento em nuvem aqui.


Conforme as novas tecnologias estão entrando na área de atendimento ao cliente, a presença e o relacionamento com seus clientes vão ganhando uma maior importância perante os olhos do público.


Novas Oportunidades no Pós-Venda


Com os dados disponibilizados em tempo real em uma única plataforma, há um aumento na facilidade em realizar análises de desenvolvimento pelos superiores e gestores, a fim de ajudar a encontrar novas oportunidades de negócios na área de pós-vendas, permitindo assim atuar com um menor número de colaboradores por setor, com seus objetivos alinhados e aumento no volume de vendas.



Quais são os benefícios de investir em tecnologia para prestadores de serviços?


Investir em novas tecnologias pode trazer diversos benefícios para a empresa, mas ao mesmo tempo pode demandar tempo e dinheiro. Apesar dos investimentos, a eficiência e a redução de custos poderá ser notadas em poucos meses, por exemplo, com a utilização de um sistema de gestão Empresarial, um sistema de automação de vendas, e-mail marketing, etc.


Alguns dos benefícios em investir em tecnologia são:


Diferencial competitivo


Oferecer uma experiência positiva ao cliente e entregar bons resultados é uma tarefa que poucos de seus concorrentes garantem, e pode ser considerado um diferencial para sua empresa.

Utilizar as redes sociais, e-mails, chatbots facilita a comunicação e pode ser usado como um meio de prestação de serviços e pagamento.


Perfil do consumidor


Novas tecnologias permitem traçar o perfil ideal do seu consumidor, e isso é fundamental para qualquer empresa, principalmente na definição do seu público alvo e persona. Alguns impactos no perfil do seu consumidor são percebidos antes mesmo de ser tomada a decisão final, ou seja, realizado uma venda.


Com o uso de tecnologias adequadas é possível definir e atingir seu publico alvo, uma vez que conseguimos perceber os impactos que ocorrem depois que a nova tecnologia passou a ser utilizada.


Tomada de decisão


As tecnologias para armazenamento e organização de dados já estão no mercado a um bom tempo, sendo utilizado como facilitador de ações, com eles é possível, armazenar, editar, analisar e enviar dados com uma facilidade jamais vista antes.


Inserir tecnologia no setor de serviços tende a estar sempre em sintonia com a experiência e satisfação dos seus clientes, ainda que seja utilizado pela organização para melhorias de processos internos, um exemplo seria um Sistema de gestão empresarial (ERP).


O impacto da tecnologia no setor de serviços é constante, com isso é preciso acompanhar as tendências e novidades regularmente. Novas tecnologias vão sempre provocar mudanças no ambiente corporativo da empresa, e é difícil encontrarmos alguma inovação tecnológica que pode ser introduzida em uma empresa sem provocar algum efeito adverso.


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