top of page

Porque a Nova Indústria é importante para o Agronegócio?


A Nova Indústria e o Agronegócio

Não é novidade para ninguém que o Brasil tem a sua força econômica baseada principalmente no agronegócio. E, além de ser nossa principal vocação, o agro não é somente uma exploração comercial. Trata-se também de uma missão e visão Estratégica de País.


Com cada vez mais problemas de escassez de alimentos nas cadeias globais, causados por guerras e conflitos geopolíticos infindáveis, um país continental como o nosso, com grandes ferramentas tecnológicas e com uma vasta região disponível para agricultura, não há dúvidas que esta função estratégica é cada vez mais valorizada. Tanto que a partir de 2024 o Brasil se consolidará na liderança de produção de 2 dos 4 tipos de grãos mais consumidos no mundo: Soja e Milho. E, esta força no agronegócio é muito importante para o nosso Futuro e principalmente para o Presente.


No entanto é justamente aí que mora o perigo. Um economia que não se diversifica, pode transformar sua força na sua principal fraqueza. É como aquele dito popular. Não é inteligente colocar os ovos todos na mesma cesta!


E o raciocínio é simples, um país que não diversifica sua economia torna-se presa fácil de agentes externos com interesses contrários, Com a Nova Indústria e o Agronegócio investir na industrialização, não é só necessário como também é inteligente do ponto de vista estratégico. E podemos observar duas vantagens muito claras. A primeira a curto e médio prazos, pois, se as necessidades de bens de consumo industrializados forem de produtos fabricados em território nacional a maior parte dos ganhos irão circular dentro do país, gerando mais valia para nosso ecossistema empresarial além de mais empregos. A segunda a longo prazo, pois, tornando o país mais diversificado e complexo estaremos criando uma barreira protetiva para o nosso principal tesouro: O AGRONEGÓCIO. Pois para afetar nossa economia seriam necessários muito mais recursos e movimentos para nos tirar do rumo do desenvolvimento.



Conheça o CosmosERP, a solução definitiva em Software de Gestão ERP que, ao longo de 25 anos atua transformando pequenas empresas em grandes Negócios. Para mais informações, preencha o formulário abaixo que logo um dos nossos especialistas entrará em contato:



E não se iludam, pois existem concorrentes internacionais tentando nos DERRUBAR! Ninguém está sozinho e isolado neste Mundo e ao contrário do que dizem alguns agentes políticos, não há mercado para todos e nem consumidores para tudo!


Só os mais fortes e competentes sobrevivem! Portanto, Senhoras e Senhores:


Incentivar e investir na RE-INDUSTRIALIZAÇÃO é FUNDAMENTAL e principalmente ESTRATÉGICO.

E isso não quer dizer apenas "INDÚSTRIAS NACIONAIS", voltando a velhas ideologias do passado do tipo: o petróleo é nosso, mesmo porque a gente sabe no que deu essa história! Pois o "nosso" nesse caso ficou bem limitado, a poucos burocratas e políticos corruptos.


Mas sim, atuando na capacidade de atrair investimentos e indústrias multinacionais para ampliar nosso potencial de exportação, facilitando o ambiente de negócios, com menos regulações e impostos muitas vezes esdrúxulos. Grande Indústrias ou Cadeiras de Suprimentos Industrializadas Mundiais fomentam o aprendizado, força o investimento em educação tecnológica, na geração de conhecimento. O que também cria um forte ecossistema de pequenas empresas gerando muito mais empregos indiretos.


E não seria raro, como o exemplo de muitas pequenas empresas brasileiras do passado que hoje são grandes negócios, no futuro tenhamos outras empresas nacionais integradas e fornecendo seus produtos e serviços para outros países.


Não há dúvidas que uma Indústria Forte, fortalece o País, fortalece a Sociedade, fortalece a Educação, fortalece a Economia e Protege o Agronegócio.


Cristiano Sá dos Santos

CEO CosmosERP



Commentaires


Destaques
Mais recentes
Arquivos por data
Tags
whatsapp CosmosERP
bottom of page